Olá pessoal, o objetivo deste blog é fornecer material extra para os meus alunos de PLE, além de poder compartilhar material e ideias com outros professores.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Esportes de praia, pratique!

Quando o verão chega, a praia é o destino certo para se refrescar, relaxar e garantir um belo bronzeado. Mas é também lugar de se exercitar e manter a forma! Os esportes de verão sao a união perfeita do útil ao agradável. Enquanto você curte o mar e o sol, ainda é possível se movimentar em muitas atividades divertidas e deixar o corpo com tudo em cima.

Basicamente, os esportes de praia podem ser classificados entre os praticados na areia e os realizados na água. Na areia, além do vôlei, na cidade há muitos adeptos do frescobol, do futebol e do futevôlei, mas também é possível encontrar pessoas jogando peteca, frisbee ou simplesmente fazendo caminhadas.

Conheça um pouco dos esportes de praia mais comuns e escolha o seu preferido para o próximo verão.

PASSEIO PELA PRAIA - Caminhar pela areia da praia é muito saudável e relaxante. Se fizermos dentro da água, com o mar chegando pelos joelhos, favoreceremos a circulação e será bom para as varizes e a retenção de líquidos.

FUT-VÔLEI - É uma modalidade difícil, o ideal é arrumar um parceiro com experiência. Trabalha muita força das pernas e, às vezes, pode sobrecarregar a articulação do joelho. O ideal é praticar no início da manhã ou no final da tarde. (E sempre com protetor solar)

• SURF - O ideal para quem está começando é procurar uma escolinha, comum na maioria das praias. É fundamental saber nadar. O esporte exige também muita força nos braços, costas e ombros. Peça ajuda a um amigo que já pratica para escolher sua prancha.

VÔLEI DE PRAIA - Adaptação do conhecido esporte das quadras, o vôlei de praia deu muito certo nas areias brasileiras. O jogo oficial é em duplas, mais geralmente suporta até quatro jogadores em cada equipe. A bola se movimenta com menor velocidade em relação a quadra. A musculatura das pernas é muito trabalhada, por isso, cuidado com lesões no joelho.

FUTEBOL DE AREIA - Não tem segredo, é semelhante ao futebol tradicional. O cuidado é apenas na escolha do local onde jogar. Areia muito fofa favorece o surgimento de lesões. E nunca é demais lembrar que se deve respeitar os banhistas, não seja aquele chato que fica chutando a bola nas pessoas que estão tomando sol.

FRESCOBOL - É semelhante ao tênis, a grande diferença é que, de um modo geral, você não joga contra o seu adversário. O ideal é praticar de forma cooperativa, para ambos não se desgastarem muito. Não se esqueça de alongar braços e ombros, pois a raquete é pesada e os exercícios são repetitivos.

CORRIDA - A tradicional corrida não poderia faltar quando falamos em praia. O ideal é praticar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Apesar de estar na praia, procure sempre correr de tênis. Isso vai evitar problemas nas articulações do joelho e tornozelo. Sempre respeite seus limites.

É importante lembrar que o uso de óculos de proteção é bastante aconselhável para quem pratica esportes na praia, além de uma boa hidratação, alimentação adequada e protetor solar contra os malefícios dos raios UV.

Não adianta curtir a praia sem cuidados, não é? Então escolha um biquíni/sunga bem confortável – mas sem deixar o estilo de lado -, e não se esqueça de passar muito filtro solar e se hidratar bastante durante todo o dia.

Fonte: http://www.guaraparivirtual.com.br/noticia_guarapari.asp?viscod=1322

Nenhum comentário:

Postar um comentário