Olá pessoal, o objetivo deste blog é fornecer material extra para os meus alunos de PLE, além de poder compartilhar material e ideias com outros professores.

sábado, 2 de abril de 2011

Modo Subjuntivo

Modo subjuntivo


O subjuntivo é o modo verbal que expressa a dúvida, a incerteza, a ação inacabada, um fato imaginado, ou seja, o oposto do modo indicativo, que é o da certeza, do fato concreto e real.


Vale notar que em orações subordinadas ele está presente de uma maneira dependente a outro verbo na oração.


Eis aqui alguns exemplos:

  • Dúvida (ex.: Talvez hoje chova.)
  • Hipótese/ Condição (ex.: Se tivesse férias em janeiro, viajaria para o Brasil)
  • Ordem/ Pedido (ex.: Gostaria que você fosse à minha festa.)
  • Desejo (ex.: Espero que faça uma boa viagem nesse feriadão.)
É muito importante conhecer as conjugações dos verbos no modo subjuntivo, pois assim é possível usá-las corretamente, além de ser fundamental para a formação do imperativo.


Agora tente identificar o uso do subjuntivo nos vídeos abaixo:



2 comentários:

  1. Hey muito legal seu blog, bom sou Adriano Fiuza e estou no 3ºano do curso de Letras na Puc campinas, você sabe me informar se tem intercâmbio para alunos brasileiros ai na Argentina em alguma Universidade, sempre tive e tenho vontade de fazer um curso de espanhol ai e fazer qualquer curso para agregara ao meu curriculum hehe abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, tudo bem? Eu não conheço, pode ser que a PUC faça intercambio com a Católica de Buenos Aires, mas sei que aqui há vários cursos de espanhol para estrangeiros.

      Excluir